MOVIMENTO 1, 2, 3…

Description

“Movimento 1, 2, 3…” é uma série inspirada na célebre escultura “Pequena bailarina de catorze anos”, de Degas.

Em suas obras, Thaís Medeiros utiliza-se de uma junção de linguagens (pintura, desenho, escrita), expressas com pinceladas enérgicas de cores vibrantes, fortes e suaves num jogo de oposições, criando um efeito dramático.

Esta composição de imagens e poesia traz uma beleza lírica e uma presença cênica para as figuras retratadas, levando à reflexão, onde cada espectador cria um universo distinto a partir de sua vivência, memória. Suas pinturas são definidas por ela como seu monólogo na tela.

Segundo o crítico e jornalista Oscar D’Ambrosio, “Thaís Medeiros concebe a arte como mecanismo de reflexão. Ao explorar as possibilidades de um corpo, seja na dança, seja em nus reclinados, indica que o labor de um criador é adensar uma pesquisa e verticalizar propostas. Seu trabalho, ao se constituir em expressão visual, indaga o que cada um faz com a própria existência.”.

Dentre suas premiações com esta série destacam-se: Medalha de Ouro com a obra “Bailarina Movimento 9”, 2009, em Londres no Centro Cultural Lauderdale House pelo Instituto Cultural Século e Arte, e Menção Honrosa com a obra “Bailarina Movimento 11” no Ano internacional do Brasil na França.